sábado, 24 de dezembro de 2011

Por uma questão de questão...

Esta foto, que parece ter sido tirada dos arquivos policiais, é de uma das matérias-primas mais caras do mundo. Muito cara principalmente por causa da distância de sua origem, que encarece bem o produto, com as altíssimas taxas de frete e alfandegárias (minha amiga Marian se lembra disso).
Mas é um ingrediente realmente precioso. 
Trata-se da madeira das árvores de Aloé, um aroma bíblico - o agar (agarwood = gaharu). Com óleo de aloé Jesus foi ungido ao ser sepultado. Dizia Mohamed que o aroma do anjo Gabriel era de al aoudh. Daí podemos concluir que o aroma é pelo menos divino, algo realmente sublime.
Quando aspiramos pela primeira vez, é estranho, parece que já conhecemos de outra data aquele aroma indescritível. Amendoim, verniz de madeira, óleo de peroba, tabaco, raízes, musgo, algo podre meio fecal, um certo ar de decomposição vegetal, um floral forte, um almíscar, um cheiro de transpiração, em meio a lianas, mata molhada, começo de chuva, aroma de vento que não se sabe de onde vem.
Parece conter tudo de bom e ruim, uma síntese de tudo que já cheiramos e gostamos ou não.
Quando diluímos esta força toda permanece em forma de aura, em forma de brisa amorosa e úmida, um elfo, um espírito da Terra, o suor da Natureza.
Minha encomenda está chegando. Mais uma vez me dei de presente de Natal um pouco de oud. Junto comigo... mais duas pessoas.
O que transforma a madeira de agar em oud? Fungos decompositores que atacam a árvore, transformando o seu perfume natural. 
Malcomparando o aroma da árvore sã com o da infestada pelo fungo, seria como a diferença que existe entre um queijo fresco e um gorgonzola ou cammembert.
Agora, convenhamos: se cada árvore nasce em seu pedaço de solo, em cada país do Oriente (Índia, China, Cambodja, Vietnã, Indonésia, Malásia, Tailândia), cada espécie do gênero Aquillaria, cada idade, cada fungo, se a árvore foi inoculada ou naturalmente infestada, se é velha com mais de 100 anos, ou mais jovenzinha, se for destilada lenta ou rapidamente, se a madeira flutua na água ou não, você tem aí muitas características que fazem deste um aroma exclusivo. Pois não há um que seja parecido o suficiente com outro, para se dizer - é do mesmo. Não, cada oud é diferente do outro em uma ou mais características, um é mais amargo, outro doce, caramelado, um mais aéreo e suave, outro terroso e pesado, um floral, outro animal. Todos distintos.
Oud, para mim é a síntese dos elementos:
É madeira, é fogo, é terra, é água, é ar.
Sublime!
Agora... o preço!!!!!






4 comentários:

  1. Boa noite querida, tudo bem? Eu gostaria de saber se vc faz sabonetes e shampoos para venda!

    ResponderExcluir
  2. Kite, faço sim.
    Faço shampoo, sabonete, condicionador, sabonete líquido, protetor solar, cremes, loções, sinergias de aromaterapia, óleos de banho, manteigas corporais, perfumes sólidos, base alcoólica, mukhallats, talvez não faça tudo, mas muito.

    ResponderExcluir
  3. Kite, faço sim.
    Faço shampoo, sabonete, condicionador, sabonete líquido, protetor solar, cremes, loções, sinergias de aromaterapia, óleos de banho, manteigas corporais, perfumes sólidos, base alcoólica, mukhallats, talvez não faça tudo, mas muito.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane,
    Você tem perfume sólido deste aroma? Adoraria conhecer!!!
    Abraço, Denise

    ResponderExcluir