sábado, 3 de dezembro de 2011

Ainda sobre sabonetes

Bem, agora, vamos falar de preço.
Algumas pessoas me criticam, dizendo que se eu cobrasse menos, venderia mais. Sem dúvida, mas é uma questão de diversas faces:
1- A matéria prima usada.
Na maioria das vezes, a base que se compra na lojinha do artesão é feita com estearina (de sebo) animal. É mais barata. Este é um odor que eu não quero em meus produtos. Meu nariz acusa de imediato.
Lauril (desengraxante e detergente lauril éter sulfato de sódio ou lauril sulfato de sódio, cocamida) para aumentar a espumação. Arrepio até com a palavra, sou uma pessoa que desenvolve alergias com grande facilidade e lauril é uma delas.
Para aumentar a espumação, uso açúcar (pouco, senão as formigas vem comer seu sabonete) ou mel.
Aliás, espuma não lava, só castiga a pele. É ilusão pensar que espuma é o que limpa. Você pode fazer uma bela limpeza só com óleos ou cremes, por exemplo. Espuma zero.
Faço os meus sabonetes com óleo de palma e palmiste refinados apenas para tirar o aroma forte, uso óleos de girassol, buriti, castanha do Pará, copaíba, noz pecan, macadâmia, avelãs, andiroba, azeite de oliva virgem, de dendê, de semente de uva, óleo de amêndoas doces, germe de trigo, linhaça, jojoba, babaçu, argan marroquino, manteiga de karité virgem africana, manteiga de abacate, germe de trigo, de cacau, cupuaçu, murumuru, cera de candelila, de abelha, estearina vegetal, de boa procedência.
Raramente uso fixador de aromas artificial.
Como antioxidante, uso vitamina E, C, B5. Como antimicrobiano uso alfa-bisabolol de candeia, óleo de copaíba, própolis. Como conservante, o optiphen ou álcool, indicados para produtos naturais.
Como tensotivo, somente os hidróxidos de sódio e potássa de cinza. Biologicamente corretos.
Material de boa qualidade e importado, custa muito dinheiro.


2 - Quantidade.
É claro que uma indústria precisa fazer grandes quantidades de produtos. Para isso tem que exagerar na segurança, pois uma perda de material pode ser catastrófica. Esteja preparado para entrar em contato com conservantes e antibióticos.
É claro que um sabonete industrial deve ter aroma característico e forte. Aroma é a melhor isca para ganhar o cliente.
Aroma característico significa: sempre o mesmo, nunca mudar, ter sempre a mesma intensidade. Todos os ingredientes pesados e medidos para serem os mesmos.
O preço dos aromáticos varia muito. Fica óbvio que o aroma sintético é bem mais barato que o natural. Raro ou nenhum sabonete industrial tem aromatização natural. Não seria comerciável, haja natureza, para suprir toda essa perfumação!!!
Eu uso óleos essenciais 100% naturais, extraídos diretamente das plantas; extratos de fitoterapia (macerações, tinturas, infusões, pós botânicos, glicolatos, chás, etc); concretos, absolutos, ceras florais resultante da extração industrial das flores e plantas; resinas, seivas, bálsamos, oleoresinas; enfim, material de perfumaria de antiquário, que é como eu sei trabalhar. São produtos de nicho, diferenciados.
Em alguns casos, uso as essências de "Mr. Krishna", um mestre indiano da composição de essências, que usa material isolado, poucos sintéticos e óleos essenciais para compor aromas finíssimos. Importo diretamente dele. São exclusivas, aqui no Brasil. Todas em soliflor*.
Minha produção é de no máximo 4 quilos de uma vez, tudo feito à mão desde o "pega-se uma gamela".
Outro quesito importante. Meus produtos são vivos. O tempo na prateleira é limitado. Isso sempre gera alguma perda, se o lote não for consumido dentro da validade. Sabonete hidratante tem uma validade de no máximo dois anos, dependendo de diversos fatores, embora quanto maior o tempo de cura, melhor o sabonete. O maior problema é que o aroma pode ir embora.
A produção não pode ser muito grande para ser consumida rapidamente.

3 - Padrão
Produto artesanal não tem padrão. Não repito forma, cor, perfume. Cada partida é um sabonete um pouco diferente e a produção é limitada.
Você pode escolher o aroma que quiser para uma determinada massa, pode escolher a massa que bem entender, os ingredientes que quer ou precisa em seu sabonete.
Pode mandar fazer o que lhe interessa, encomendar a forma que quiser, enfim, sob medida para você.
Se quiser um produto exclusivo seu, pode pedir. Farei o possível para lhe agradar.
Este requinte não é possível com produtos industrializados.
Os sabonetes podem ser decorados também, de várias maneiras.

4 - Qualidade
É claro que um produto assim não pode ter o mesmo preço que o feito na fábrica, porque também dá muito trabalho, desde o início. Leva muito tempo para ser feito.
Tem a formulação, a manufatura (que faz muita sujeira, portanto tem horas e horas de lavagem e limpeza), tem a embalagem, a contabilidade, a remessa, viagens e fretes, taxas alfandegárias, bancárias, de loja virtual, página, hospedagem, a propaganda e a venda, geralmente feita sempre pela mesma pessoa (eu). Complicado!!! Nem sempre somos bons em tudo.

5 - Ambiente
Também o impacto ambiental dos meus produtos, quer na fabricação quer no uso é considerado. Sabonete não é para ser poluente. Portanto o meu não contém detergentes nem aditivos poluentes de espécie alguma.
Também respeitam sua pele, suas roupas e os perfumes que você irá usar.
Não agridem o ambiente, não agridem você, deixando sua pele fresca e saudável, sem a necessidade de muito outros cosméticos para mantê-la assim. Esta é uma maneira de economizar bastante no cuidado com sua pele. Usando bons sabonetes você gasta menos em cosméticos.
Esses são os fatores principais por que sabonetes de fábricas não podem ser comparados com os realmente artesanais e mesmo entre artesãos as diferenças são muito grandes.
É o consumidor de nicho que deve observar estas diferenças.
Quem sabe um dia...




* Aroma de uma só planta.










5 comentários:

  1. Que coincidência! O meu durou bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ane querida, assino embaixo.....e ainda falo da paixão com que fazemos estes sabonetes.....a energia de felicidade, prazer e alegria que vai neles....após 20 dias seguidos de bazar, sinto-me plenamente recompensada....zerei meus estoques ( e vc sabe que faço muito sabão....). As pessoas vem comprar, elogiam, se sentem bem e felizes usando o produto.....era isso que eu queria.....sou profundamente grata ao Universo e a cada alma perfumada que conheci neste caminho....bjkx

    ResponderExcluir
  3. Acho que devemos divulgar o nosso trabalho da melhor maneira possível. Achei que a explicação cabia, pois muitos não sabem e uma hora imprimo isso e saio distribuindo...
    Fazer sabonete que faz bem às pessoas é o que há de melhor Beth. Faz todo mundo brilhar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ane, muito interessante seu post, faço sabonetes com essência e também com óleo essencial, mas não consigo que o sabonete sólido com óleo essencial, estou estudando algumas formas, mas ainda não consegui. Vou seguir sempre seus posts.. sou aromaterapeuta, terapeuta holística e artesã, te achei no face, no grupo Parceiros Aromalife.. se quiser depois pode dar uma olhadinha no meu site ou blog: www.solangelima.net ou www.solangelima.net/blog e na minha lojinha no Elo7, estou começando agora a fazer meus produtos, mas já trabalho com mandalas no Elo7. Parabéns pelo seu trabalho.. bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane. Excelente o seu texto. Já virei seu fã.

    ResponderExcluir