quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Oxé dudu






Traduzindo, Sabão da Costa.
Há muito sou encantada com os sabões antigos, tradicionais, como o Aleppo, o africano, o de leite de cabra, o sabão da costa, que era importado pelos portugueses desde 1620.
O Sabão da Costa ou Osé dudu, como era chamado pelos africanos, era o preferido dos escravos e libertos. Era oriundo de uma área entre Gana e Camarões, Nigéria, Benim, Togo. Era assim chamado porque os portugueses chamavam de A Costa, a costa atlântica do continente africano.
De acordo com a literatura que encontrei, o Sabão da Costa é um sabão sólido, de cor parda escura tendendo a preta, feito com ervas medicinais, como o nó de pinho, benjoim, óleo de coco, dendê e ervas (¿?).

Promove profunda limpeza corporal, combate a caspa, cravos, espinhas, manchas escuras, coceiras e fungos do couro cabeludo, controla o mau cheiro produzido pelo suor, além de ser usado para banhos de descarrego pelas religiões africanas.
Li uma receita e é feito basicamente de decoada de cinzas e sebo de vaca, perfumado com as ervas e acrescido do dendê e do coco.

Depois de muito tempo sendo importado e vendido aqui no Brasil, no início do século XX, o Sabão da Costa foi registrado e patenteado. Quem segue contando esta história é meu amigo Eduardo, que tem a patente e registro do Sabão da Costa Perfumado, cujo nome foi surripiado pela perfumaria Kanitz, doRio. Vejam que história mais complicada!
http://www.sabaodacosta.com/ 

Ao entrar neste link, clique em 
Um pouco de nossa história e você lerá um texto incrível.
Publiquei aqui, porém não aparecem as fotos. Visite o site, que é melhor!




QUEM SOMOS




Foto de Augusto Malta em 29 de novembro de 1929
A FLORA BRASIL já estava lá
há 15 anos.
Desde sua fundação, em 1914, o SABÃO DA COSTA® era vendido na FLORA BRASIL no Centro do Rio de Janeiro, loja que deu início a, hoje, FLORASIL fabricante e detentora da MARCA REGISTRADA SABÃO DA COSTA®.   
Foi naquele ano que Augusto Chaves, natural de Campinas, SP, aos 27 anos, abriu sua loja dedicada ao comércio de plantas medicinais, de nome Flora Brasil.Filho de remediados imigrantes da Ilha da Madeira, Portugal, cedo percebeu que tinha que sobreviver por si próprio.Durante os 56 anos seguintes dedicou-se ao estudo e comércio de plantas medicinais. Nacionais ou não,vindo a tornar-se o maior exportador e importador de plantas medicinais no país. Durante décadas não parou de cruzar o Brasil de Norte a Sul embrenhando-se na Amazônia, Bahia, SP, etc em busca - in loco - de produtos típicos da Flora Medicinal Brasileira.

Especial autodidata, aprendeu no dia-a-dia o que não se aprende na escola. Era um visionário - no bom sentido - que se dedicava, com afinco, ao estudo da Botânica aplicada a tratamentos que fizessem bem a seus "fregueses"; de caderno. Em pouco tempo, Augusto aprendeu francês - idioma comercial da época - com a mulher Elvira, assim como montou a maior biblioteca sobre Botânica no país para seu próprio uso. Logo passou a se corresponder neste idioma com professores e comerciantes das partes mais díspares do mundo como Índia e Suécia. Dentre os cinco filhos escolheu Rubem, para seguir seu caminho profissional. Ele não recusou e formou-se em Farmácia e Bioquímica. Em 1957, Augusto fundou , aos 68 anos, com seus quatro filhos vivos, na época, FLORASIL, atual detentora da marca SABÃO DA COSTA® .
O Sabão da Costa® era vendido na loja de Augusto, desde sua fundação, pouco depois da virada do século vinte. Na Flora Brasil, na década de dez, tinha Augusto - assim como seus concorrentes no Rio de Janeiro - um fornecedor habitual do Sabão da Costa®.
De tempos em tempos um português bonachão de nome - ou apelido - "CARDEAL" chegava à cidade, procedente do outro lado do Atlântico e abastecia as lojas do ramo com o produto - SABÃO DA COSTA® - assim como com "pano DA COSTA", "palha DA COSTA" , "pimenta DA COSTA", etc.
Ora, tão logo o "CARDEAL" chegava, estabelecia-se uma bem montada rede de informações e sendo Augusto informado, chamava - Rubem, seu filho - que era encarregado de pegar o bonde "Praia Formosa" - a cem réis - e ir à Rua do Livramento à loja do comerciante português buscar sabão... DA COSTA® . Quantidade limitada a parte do valor que Augusto tivesse em caixa naquele dia. O produto, segundo Rubem, vinha embrulhado em "palha de bananeira".


.
Veio a Segunda Guerra, no entanto, em 1939 e logo ficaria arriscado atravessar o Atlântico apenas com fins comerciais. Sumiu o "Cardeal".
Após a guerra outros tentaram segui-lo: - era bom o mercado - embarcadiços do Lloyd Brasileiro baseados na África faziam esse comércio regularmente, sendo que há registro de que passavam esse "ofício" a seus descendentes... embora não conseguissem manter a freqüência das viagens do "Cardeal".

Certamente os fregueses de Augusto ressentiam-se da falta do produto. Surgiu então um comerciante espanhol - Don Fernando Lopéz - que passou a comercializar o Sabão da Costa® já de forma menos artesanal e embrulhado em papel verde. Mesmo Augusto, tentou industrializar o produto desenvolvendo ele próprio uma fórmula com seus conhecimentos de Botânica. Porém, foi Rubem, que com sua formação profissional em Farmácia e especialização na Flora Medicinal Brasileira por várias décadas de dedicação integral ao assunto, que confirmou as propriedades do Sabão da Costa® referendando os efeitos medicinais - à época - no sabão em sí, com embasamento técnico.

Embora o Sabão da Costa® - presente no Brasil desde pouco depois de 1620 como se viu - seja oriundo de uma mítica e secreta fórmula, é um produto cujas origens se baseiam no conhecimento hermético de antigos africanos mas que se produz hoje, com avançada tecnologia.

Enfim, sua atual composição mantém vínculos - ainda que distantes - com a fórmula original, já conhecida no século dezenove. Anos depois da guerra e de Don Lopéz, o laboratório IFER registrou a marca no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial - e passou a fabricar o Sabão da Costa® em suas instalações na zona norte da cidade, no bairro do Grajaú. Um dia, o proprietário desse laboratório, senhor Gabriel Menezes apregoou pela Praça que pretendia vender a marca pra voltar para Portugal.

Corria já o ano da graça do Senhor de 1966 e ninguém melhor que Rubem para saber que comprá-la seria um bom negócio, levando -se em conta todo o Marketing que se poderia fazer dali em diante com relação a esta marca, devido suas históricas origens - portanto incrustadas no inconsciente coletivo - e às reconhecidas qualidades do produto.

Todos com mais de cinquenta anos - ao menos - já ouviram falar no produto.
Com muita dificuldade - mas a perder de vista - Rubem comprou do laboratório IFER a marca SABÃO DA COSTA® , válida em todo o território nacional.
Muitas dificuldades para pagar, pela marca, já que perderia sua loja num incêndio na madrugada do domingo de Páscoa de 1967.
No entanto tudo foi pago ao vendedor e ao seu espólio.

O  CARTÃO COMERCIAL DA LOJA


Esta história cheia de altos e baixos ainda tem continuação. 
Neste momento, fim de ano, estou fazendo uma cópia do Sabão da Costa, com apoio do Eduardo. Tentei fazer o mais autêntico possível, com o maior refinamento, para que fosse o mais parecido com o sabonete de perfumaria, não com o rústico sabão de cinza. Bem perfumado e sem gordura animal, feito à mão, contendo cinzas, nó de pinho, carvão ativado, benjoim da Sumatra, dendê, coco, e as ervas ficaram por minha conta.  

5 comentários:

  1. O Edu falou que é OXÉ DUDU e significa sabão preto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é OSÉ DUDU que, na língua Iorubá signifca: Osé (sabão), Dudu (preto).

      Excluir
  2. Vou tirar foto do sabão para publicar. A primeira partida, já vendi!!!!
    Mágico! Nem curou direito e já vendi tudo. Vou aperfeiçoar esta fórmula, hoje mesmo.
    é muito lindo e uma oportunidade única, adaptar uma fórmula histórica como a do Sabão da Costa.
    A fórmula é secreta e eu tenho que confiar muito no meu nariz e intuição, mas principalmente em minha memória de elefante, que não se esquece dos aromas, porque o sabão da costa perfumado, faz tempo que já não fabricam mais, mas é impressionante, como me lembro...

    ResponderExcluir
  3. Ane... adorei seu Blog - Mas, adorei encontrá-la.
    Gosta de praia, é?
    Aqui tem praia pra você.
    Fica o convite.
    Quando quiser e puder - (13)8819.5746 (oi).
    Beijo,
    Saudade,
    Ci.

    ResponderExcluir
  4. Ane... você é muito talentosa e especial!!! Merece todo o sucesso e reconhecimento do mundo!!! Que 2012 seja cheio de realizações pra você!!! Beijos :***

    ResponderExcluir