terça-feira, 24 de abril de 2012

Primordial Scents 2012







Há um evento que será iniciado dia 1 de junho, nos USA, encabeçado pela perfumista Monica Miller, que teve uma ideia Primordial!
Cada perfumista, cada artista plástico, cada bloguista, cria em cima do que há de mais elementar: os elementos.
Compor sobre o ar, a água, o fogo, o metal, a madeira, a terra.
PRIMORDIAL SCENTS 2012, a Scented Salon of Art and Perfumery.
Este evento é multifacetado: tem um perfume que corre mundo, que se apresenta dividido em 3 frascos, em que cada perfumista coloca ali um ou mais ingredientes, para compor uma obra final que não saberemos como será. Este perfume peregrino se iniciou com a tintura de uma luva de combate usada por um soldado americano no Iraque, feita pro sua mãe, a perfumista e aromaterapeuta Jeanne Rose.
A partir desta tintura, a construção do perfume vem sendo feita por todos os perfumistas envolvidos no evento.
Ele simboliza a união de nossos esforços, sem que nenhum se sobreponha ao outro, todos iguais, sem competição, na mesma garrafinha vermelha que circula pelo mundo afora, em nome de uma paz que buscamos alcançar um dia. Ele já passou por Cambuquira e seguiu para outras cidades do mundo em sua incessante peregrinação em favor de um sonho jamais alcançado. A União em favor da Paz.
Outra faceta do evento é travar conhecimento com os mais diversos artistas e sua arte. Conhecer o trabalho de todos seria o ideal, porém faremos o máximo para estender esta rede entre os perfumistas artesãos, para que nos conheçamos e entendamos que através de nossas obras podemos, em muito, mudar a concepção do mundo que vivemos.
Quanto ao trabalho perfumístico, devemos fazer 20 amostras que serão enviadas para 20 bloggers especializados em perfumaria, para que eles comentem e avaliem nossos trabalhos. Também esses perfumes serão conhecidos por todos através de kits que serão procurados com a Monica, diretamente.
Deixemos claro aqui que NÃO É UM CONCURSO - ninguém está concorrendo a nada. é uma mostra, uma apresentação do nosso trabalho. 
Cada perfume terá um tema. O perfumista escolhe o elemento que vai se destacar em seu trabalho e trabalhar em cima deste tema.
O projeto se iniciou no último verão do hemisfério norte, para que todos pudessem fazer um perfume de verão.
É claro que o meu perfume foi idealizado no Inverno... Sim, ele começou a nascer em Essaouira, Marrocos.
E desta localidade, herdou toda a sua linha vertical, tendo como centro uma praia. Era inverno lá, mas verão no Brasil. Com esta visão, a tonalidade mais marcante era a saudade que eu senti de uma praia brasileira onde eu pudesse me refestelar na areia, nadar no mar morno e beber uma água de coco gelada.
E esta é a linha horizontal deste perfume, chamado Essaouira, sobre o qual eu farei uma monografia no próximo blog.


Um comentário: