sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Outubro ou nada!

O mês de outubro é um dos meus favoritos. O segundo na minha escala de meses, sendo maio, o primeiro colocado. Não me perguntem a razão, é só isso, mesmo. Outubro é o mês das cigarras, que trazem o calor da Primavera, com seu canto. Vem as chuvas e a Natureza se transforma.
Mês propício para mudanças, para a fertilidade do ser, para virar páginas, transformar-se.
E hoje é o último dia, que, como não poderia deixar de ser, é o dia festivo, de Halloween.
Neste mês, tiramos mel, o que acaba rendendo uma retirada de cera, deixando a casa inteira grudada de cera, própolis e mel; fiz sabonetes e perfumes; fiz oficina de velas, com o Elias Mago Lua; depois, fui a São Paulo ao I Simpósio Internacional de Aromaterapia e Bem Estar, com Robert Tisserand; tonalizei os fios de cabelo grisalhos da minha cabeça, de verde; comecei uma dieta; fiz velinhas perfumadas, com o excedente em cera das colmeias e as ceras florais que eu tenho. Estou disposta!
Agora tenho, outra vez, a vitrine da "bodeguita" com coisinhas bonitas e cheirosas, para vender. Agora, também tenho o aval de Robert Tisserand, que me falou para ter fé e continuar usando óleos essenciais para fazer meus sabonetes 100% naturais. Também me falou que eu era feliz. A princípio, senti que foi de uma maneira meio irônica, porém ao se despedir de mim, falou que achava que eu era fundamentalmente feliz e que era muito difícil encontrar pessoas assim, agradeceu minha participação, as perguntas que fiz e voltou à mesma tecla: "... and Keep Faith!" com uma piscadela e uma beijoca.

No Simpósio conheci pessoas que eu tanto queria ver! Sonia Corazza, Samia Maluf, Fábian Laszlo, Cidinha, Emília, Cecília, Fran. Revi muita gente querida, como Ana Maria, Célia, Sílvia Kalvon, Mayra, Bia Yoshimura, que delícia.
Conheci muita gente linda, também, que só acrescentou em carinho e troca de energia boa.
Fiquei na casa da minha "irmã", do coração. Foram dias deliciosos, com muito aprendizado e movimentação.

Voltar para casa, foi colocar em prática tudo o que aprendi e a primeira coisa foi fazer as velinhas com a cera de abelha, estearina vegetal, para ficarem lisinhas, cera de candelila, para dar maior durabilidade e ceras florais, para perfumar.
Que são ceras florais? Quando se extrai o aroma das flores através de solventes orgânicos, o resultado, depois da evaporação do solvente é uma pasta, chamada de concreto.Extrai-se o aroma desta pasta, agitando-a no álcool etílico. Presumidamente o aroma todo passa para o álcool, mas não passa, não. Muito fica no resíduo dessa extração, que são as ceras florais. Elas ainda preservam uns 20% ou mais, do aroma da primeira extração, com hexanos (éter de petróleo, principalmente, por que vaporiza totalmente). Essas ceras são utilizadas pelas grandes perfumarias, para fazer sabonetes, cremes, loções e outros produtos, que não precisam ser aromatizados com tanta intensidade.
No meu caso, uso em sabonetes e agora, nas velinhas. Tem tudo a ver. E adorei o resultado: minhas velinhas não são perfumadas, são perfumadíssimas!!!
Três aromas: Lótus, Jasmim e Rosa.
Fiz as velinhas, como faço meus produtos, sem misérias, usando tudo do bom e do melhor, com muita vontade e principalmente, muita FÉ! Obrigada pelo conselho, Robert. Agora, mais nada me segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário