sábado, 27 de novembro de 2010

Depois da Lua Azul

Lua azul (Blue Moon) acontece 7 vezes a cada 19 anos. Em um ano em que há treze luas, em vez de doze, a lua azul é a última da estação do ano que tiver quatro, no caso, esta última lua de novembro.
Depois desta lua, outras modificações aconteceram em minha vida.
Volta à escola no finzinho do ano, foi uma delas. Outra vértebra atrapalhada na coluna. Um estilo novo de fazer sabonete. Um perfume diferente de tudo jamais tentado.
Pontos positivos, pontos negativos, pontos a ressaltar.
Lendo muito sobre construção e composição de perfumes, sobre a busca da beleza e da harmonia, que pode ser dissonante, claro, mas harmônica.
Uma das facetas musicais mais difíceis de entender, a Harmonia dos acordes, como na MPB, aquelas aranhas de dedos que os violonistas colocam nos trastes de seu instrumento. Afinado.
Isto quer dizer, cada nota em seu lugar, com a força de cada nota ressaltada ou abafada de acordo com a vontade do autor da melodia.
Aprendo lento lendo.
Attares, mukhalats, qualias, milhares de notas olfativas. Para chegar em um total aromático artisticamente belo, é necessário se abrir por dentro, aceitar, pensar, montar, compor e depois sair à busca do aroma sonhado. Esperado, já.
Entregar ao ar um perfume, fruto de minhas idéias, imaginação, pensamento, mais do que do meu nariz. Meu nariz me auxilia a conhecer o material com que vou trabalhar e a avaliar.
Quero misturar as cores sem chegar naquele marrom acinzentado onde sempre chega a falta de técnica. Misturando aromas, sem saber o que vai acontecer, chega-se em um cheiro bom? Fácil. Todo mundo pode compor o seu "Mil Flores"...
Mas a arte de elaborar acordes simples (e não simplórios) porém redondos, marcados pela harmonia entre as notas, que evocam um sentimento dentro da alma do perfume, em quem o fez e em quem o aspira, quem o usa, faz transparecer esta arte.
Usar as dissonâncias para dar cor e tonalidade, para ativar a imaginação.
Compor perfume é artesanato, arte, é (pa)ciência sublime.
Pois quem busca a beleza, procura ser belo por dentro e dar uma bela forma a seu caráter também.
A perfumaria é calma e solitária, ótima para aquelas pessoas que ficam consigo mesmas, silenciosamente, sem problemas. É para quem tem tempo para refletir e amadurecer suas idéias. É para quem aprecia o estudo e a leitura, tem gosto pela experimentação com método, critério e consequência.
É para os que enxergam o mundo com suas cores, no claro e no escuro. Para aqueles que cheiram os sabores e escutam os aromas.
Quem sabe um dia... Vou tentar até morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário