domingo, 7 de novembro de 2010

O Céu estrelado

A personificação do Céu Estrelado é Urano e o Tempo, é personificado por seu filho Saturno, que também é um dos planetas que está sendo observado no Observatório Centauro, aqui em Cambuquira. O Observatório foi criado em 1962 pelo astrônomo amador Sigmund Szabó, que, entre outras listas, rifas, livros de ouro e outras tantas artimanhas, rifou seu fusquinha para arrecadar dinheiro para construir o observatório. Construiu o primeiro telescópio, com canos de pvc, entrou em contato com os astrônomos do Observatório Nacional, no Rio, fez grupos de estudo e observação do céu e muita gente participou, gostou, não esqueceu e até hoje está vivo e bem vivo o Observatório Centauro, na Rua Charles Bertaud, conhecido como a "Casa da Bola", devido a sua cúpula prateada, que está sendo reparada. No Observatório, ou simplesmente OBS, como eu chamo muitas modificações estão sendo feitas. O diretor, Renan Resende Campos, conseguiu um telescópio legal, agora, consegui outro, há algum tempo atrás, de um hotel que se estabeleceu na cidade, enfim, cada um cava de um lado e hoje estamos bem equipados para receber os turistas interessados em ver o céu girando sobre a cabeça. Para mim, o cartão de visita da cidade, seria este. Venha ver o céu de Cambuquira no Observatório Centauro e perceba que faz parte do Universo. Sou uma apaixonada por aquele espaço onde gravitei por 3 anos sem interrupção, organizando seminários de estudos planetários e dando aulas de 'mitologia grega nas constelações' e me ajudou a construir todo um imaginário dentro de mim. Este blog eu dedico ao Raoni Vilhena e Renan, meus dois queridos lindos que mantêm o sonho do velho húngaro, vivo. O sonho daqueles que às vezes levantam a cabeça e olham o céu e percebendo seu movimento, sentem a terra a rodar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário