domingo, 19 de dezembro de 2010

Cinderella

Este, no tacho, é o sabonete Cinderella. Feito a partir de barrilha de cinzas do fogão de lenha, cera propolizada, cera de abelha, manteiga de karité, óleo de palma e coco babaçu, mais outros óleos interessantes. Perfumado com muitos óleos essenciais, caprichando no benjoim. Trabalhoso que só vendo!!! Demora muitos dias ou semanas para ser feito. Depende de tudo, do tempo, da decoada, da madeira que foi queimada, se a cinza é nova ou mais antiga, se queimou depressa ou ficou queimando muito tempo, enfim... Cada particularidade faz com que ele seja diferente a cada partida feita. Tenho a liberdade expressa de acrescentar um pouco de soda 50% para endurecer, se ele por sí só não conseguiu ficar na consistência, mas é raro. Primeiro a cinza: não pode ter nada que não seja lenha queimando alí. Papel, plástico, madeira tratada, pintada ou com agrotóxico, não podem ser usados para a confecção de sabonetes. Depois a decoada: se vou molhar a cinza, se vou deixar ela escura, se coarei a barrilha duas vezes ou mais, para concentrar, enfim, cada jeito é um jeito. Depois a barrilha vai ao fogo. Marrom para o Cinderella, cinzenta para o Casa Grande. Depois que começa a ferver, acrescento os óleos - aos poucos, para não explodir a preparação, que é um pequeno vulcão doméstico... Depois é mexer. Mexer, mexer, mexer, porque se parar de mexer, vai explodir. Quando adquire consistência de melado, como na foto, você já pode desligar o fogo e deixar para o dia seguinte a continuação. Todo este processo leva muitos dias. Depois de evaporar por alguns dias, retorna ao fogo para adquirir consistência pastosa. É onde vai ser tratado com uma técnica especial de atenuar aquele cheiro ruim da cinza. Segredo de ofício. Atingindo o ponto de sabão bem pastoso e pesado de mexer, desligo o fogo, deixo esfriar bem e perfumo. A Cinderela verdadeira, tinha uma fada madrinha. Meu Cinderella, tem uma Xabru que fica de olho nele. E dá um trabalho enorme, principalmente quando resolve dar um baile e me fazer dançar...

2 comentários:

  1. Ane,
    Seu sabão cinderella parece perfeito .
    Nunca fiz sabão de cinzas , já usei cinzas para fazer cerâmica com resultados sempre diferenciados e nisso estava todo o encanto.
    Acredito sempre na magia do preparo e nas forças da natureza, que de algum modo, estão sempre presentes em tudo que fazemos.
    Feliz Tudo!!!! ( isso inclui Natal, 2011 e os objetivos que buscamos).
    Sonia.
    PS: recebeu meu email?

    ResponderExcluir
  2. Ane* querida,
    como disse em outro email, tens mãos de bruxa, não de fada......ainda bem, pq as fadas são boazinhas, alegrinhas, bonitinhas, e tem só aquela varinha, tudo inha.......as bruxas não....são misteriosas, são fascinantes, elas tem caldeirão borbulhante, tem vidros escuros, tem ervas secando, pilhas de livros cheios de pó.....não perca seu tempo tentando fazer sabão de fadinha, bonitinho......faça saBÃO, aquele que cura, que salva a pele, que lava a alma.....continue estudando a perfumaria ( que bom que ainda temos tanto a aprender....) e transformando o mundo num lugar mais harmonioso. Continue sendo Alquimista, que transforma a cinza do borralho em sabão perfumado.
    Um Natal de Paz, e que 2011 venha repleto de LUZ !!!!
    bjks

    ResponderExcluir